Portal Institucional da Câmara Municipal de Gondomar

“Show cooking” de Hélio Loureiro
publicado a 11 de maro de 2014

O chefe Hélio Loureiro, figura incontornável da gastronomia portuguesa, foi o protagonista de um “show cooking”, hoje à tarde, na Casa Branca de Gramido, inserido na XXIII “Festa do Sável e da Lampreia”. Coadjuvado pela D. Constança, do restaurante “O Cantinho das Manas”, Hélio Loureiro preparou uma empada de lampreia enquanto desfiou um longo e profundo saber sobre a gastronomia e, em particular, a lampreia e as suas muitas receitas caídas em desuso.

Empada de Lampreia *
Ingredientes
1 lampreia amanhada e marinada no seu sangue e vinho tinto
2 cebolas
3 dentes de alho
1 folha de louro
2 cravinhos da Índia
2 dl de azeite
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 garrafa de vinho tinto
400 g de cogumelos frescos
40 g de salsa
1 dl de vinho do Porto
400 g de massa folhada
Sal marinho
Pimenta preta moída ou com moinho
2 malaguetas frescas

Preparação
Leve ao lume o azeite com a cebola, o alho picado, a folha de louro e deixe alourar, acrescente a lampreia e envolva bem deixando refogar um pouco, tempere de sal e pimenta preta, uma malagueta, acrescente o vinho do Porto, o cravinho, o vinho da marinada com o sangue da lampreia e por fim regue com o vinho tinto, deixe cozinhar muito lentamente durante meia hora.
À parte dissolva a farinha em água fria, acrescente um pouco do caldo e engrosse o molho da lampreia.
Retire a lampreia, retire-lhe o nervo central, verifique a consistência do molho e coloque a lampreia no pirex regando de seguida com o molho, salpique com a salsa picada.
Estenda a massa folhada, cubra a lampreia e faça umas chaminés, leve ao forno durante 15 minutos para acabar de cozinhar a lampreia e cozer a massa folhada. Servia quente como entrada ou como prato principal.

* Receita de Chefe Hélio Loureiro

Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.