Visita do Ministro da Educação assinala o fim do amianto nas Escolas de Gondomar
publicado a 21 de Junho de 2021

Esta segunda-feira, dia 21 de junho, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, visitou a Escola Secundária de São Pedro da Cova, numa visita que pretendeu assinalar a conclusão dos trabalhos para a retirada do amianto deste equipamento escolar.

A comunidade escolar gondomarense está cada vez mais perto de uma nova realidade livre de amianto e, por isso, mais saudável. Em março deste ano, o Município de Gondomar tinha apenas por remover o amianto de duas escolas do concelho: a Escola Secundária de Valbom e Escola Secundária de São Pedro da Cova. Orçados em cerca de 170 mil euros, os trabalhos de remoção nestes dois estabelecimentos de ensino foram adjudicados em conjunto.

Os números da operação:

A remoção do amianto nos equipamentos escolares do Município teve início em 2014, com os custos inerentes à remoção a serem assumidos pelo orçamento municipal. Entre 2014 e 2015, a autarquia procedeu à remoção do amianto de todas as escolas do 1º Ciclo e de Jardins de Infância – uma ação que se traduziu num investimento superior a 500 mil euros.

Em 2018, o Município avançou para a requalificação dos estabelecimentos dos 2º e 3º Ciclos, num investimento de 2,7 milhões de euros e que contemplou quer os trabalhos de remoção de placas de fibrocimento, quer a colocação de novas coberturas, assim como a melhoria das condições das salas de aula e da eficiência energética.

Com a transferência das Escolas Secundárias para o Município, ao abrigo da delegação de competências promovida pelo Governo, os trabalhos de remoção do amianto nestes estabelecimentos de ensino tiveram início em 2020.