Parque das Serras do Porto já tem passaporte
publicado a 6 de Fevereiro de 2020

O anfiteatro da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa foi hoje o cenário da apresentação do mais recente projeto do Parque das Serras do Porto, o “Passaporte Parque das Serras do Porto”. A cerimónia contou com a presença dos Presidentes da Câmara de Gondomar, Marco Martins, de Valongo, José Manuel Ribeiro, e de Paredes, Alexandre Almeida, atual Presidente do Conselho Executivo do Parque das Serras do Porto, e também do Presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins.

Marco Martins destacou a singularidade do projeto do Parque das Serras, sendo o lançamento do passaporte mais uma ferramenta na afirmação do parque, que, decerto, será no futuro uma referência na paisagem natural da região. Salientou, ainda, a importância do cumprimento das regras de segurança por parte dos utilizadores do parque, de forma a todos poderem disfrutar, em plena segurança, da fauna, da flora e do património cultural dos territórios.

O território foi também o enfoque de José Manuel Ribeiro, que exaltou o trabalho feito pela associação nos últimos cinco anos, e recordou que “entramos agora na fase mais interessante do projeto, a ativação do território”. Por seu turno, Alexandre Almeida considerou o passaporte um “instrumento de interatividade e partilha, um convite a uma visita mais rica e esclarecida ao território”.

Já Luís Pedro Martins focou a sua intervenção na importância da afirmação da marca Parque das Serras do Porto, única forma, na sua opinião, de tornar este território um destino nacional e internacional. O Presidente do Turismo do Porto e Norte adiantou ainda, que, este verão, o parque terá destaque no Welcome Center da entidade no Aeroporto Sá Carneiro.

O “Passaporte Parque das Serras do Porto" vai registar 12 visitas com passagens por vários edifícios, tais como a Sede do Parque das Serras do Porto, o Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal, o Centro Interpretativo da Senhora do Salto, o Centro Interpretativo das Minas de Ouro de Castromil e Banjas, o Museu da Lousa, o Museu Mineiro de São Pedro da Cova e a Oficina da Regueifa e do Biscoito (com abertura prevista para abril deste ano).

Os visitantes podem, também, carimbar o passaporte nos “Encontros com o Parque” – 3ª Edição, “Couce em Festa” e ainda em ações de voluntariado e formação/sensibilização.

Este passaporte está disponível nos locais assinalados para visita e, quando o utilizador completar todos os registos, poderá levantar uma oferta numa das Lojas Interativas de Turismo de Gondomar, Paredes ou Valongo.