Operação PALCO’S está em marcha para combater a exclusão social através da arte
publicado a 11 de Novembro de 2021

A “Operação PALCO’S – Um projeto de Arte Comunitária” pretende promover a inclusão social de grupos populacionais em situação de vulnerabilidade através da arte, garantindo uma intervenção de proximidade.

Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Gondomar e cofinanciada pelo “Cultura para Todos” do NORTE 2020, teve início no passado mês de junho, numa parceria de várias entidades artísticas e sociais locais.

Assente numa lógica e modelo de intervenção participada, com uma metodologia de construção coletiva, a Operação PALCO’S assume o compromisso de capacitar e incluir na comunidade local, através da cultura, grupos desfavorecidos e socialmente excluídos, com base nos conceitos de democracia cultural, práticas participativas e capacitação. De forma a cumprir tais objetivos, esta Operação utiliza intervenções de caráter inovador e experimental nas áreas culturais e artísticas. Exemplo disso, foi a iniciativa "Encontr'Arte" dinamizada pelo grupo da Catalunha Basket Beat, no passado mês de julho.

Com a concretização desta Operação - inclusiva, articulada e concertada entre os diversos parceiros - espera-se também o aumento da participação cívica e social de toda a comunidade local, neste que é um projeto de inclusão social desenhado para, com e pelos seus atores.

As Oficinas:

Até dezembro de 2021, decorre a ação “PALCO’S Comunitários” que consiste na realização de oficinas com recurso a três linguagens artísticas distintas: a Dança, a Música e o Teatro/Formas Animadas. As oficinas acontecem semanalmente, nas instalações das instituições sociais parceiras, dinamizadas de forma conjunta com os parceiros artísticos. Em cada uma das três Oficinas são desenvolvidas diferentes linguagens artísticas, de acordo com os diferentes grupos que as frequentam.

Esta ação da Operação PALCO’S envolve até ao momento cerca de 70 participantes diretos. Toda a Operação (e ações inerentes) conta com a direção artística de Hugo Cruz e conta com os seguintes parceiros:

• Oficina de Marionetas, Formas Animadas e Cinema de Animação

Parceiros: Teatro e Marionetas de Mandrágora e a Associação Social de Silveirinhos (A.R.C.S.S.)
Público-alvo: cidadãos portadores de deficiência, doença mental ou outras incapacidades

• Oficina de Dança

Parceiros: Duarte Valadares/Catarina Otto Reuss e a Associação «Vai Avante» (A.S.R.C.B.F. Vai Avante)
Público-alvo: idosos

• Oficina de Música

Parceiros: Gondomar Social – Associação de Intervenção Comunitária e a Três por Quatro - Associação Cultural
Público-alvo: jovens em situação de vulnerabilidade social

O Espetáculo final:

Os saberes adquiridos nestas oficinas – que são uma espécie de “laboratórios de experimentação artística” – culminarão num espetáculo comunitário final de grande dimensão. Nesse espetáculo, serão cruzadas as diversas linguagens artísticas e todos os intervenientes no projeto, numa representação identitária do concelho de Gondomar.

Para este momento final, têm sido desenvolvidas, mensalmente, residências artísticas com a participação da associação Mundo em Reboliço, que assume a direção artística do espetáculo final, em codireção com Hugo Cruz.

Espera-se que o espetáculo final se constitua como uma oportunidade incontornável de demonstrar a mais-valia das práticas participativas artísticas no processo de inclusão social.