Rasgar vias para o futuro: construção da Via Nordeste avança a bom ritmo
publicado a 28 de Fevereiro de 2022

Avança a bom ritmo a obra de construção da futura Via Nordeste (percurso rodoviário, pedonal e ciclável), entre Rebordãos e a Rua da Granja, em Rio Tinto.

Esta obra representa um investimento superior a 8 milhões de euros e visa a construção de uma das principais vias do concelho com vista à promoção de uma melhor fluidez de trânsito, dentro e fora da freguesia de Rio Tinto.

Na passada sexta-feira, dia 25 de fevereiro, o Executivo Municipal, liderado por Marco Martins, realizou uma visita à empreitada.

Mais de 12 milhões de euros investidos para uma melhor mobilidade:

Esta visita aconteceu cerca de nove meses depois do início da empreitada, em maio do ano passado, e exatamente oito meses depois da visita do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, no dia 25 de junho de 2021, onde o Ministro anunciou que o Governo está a estudar a comparticipação do prolongamento desta Via até à autoestrada A4.

A futura Via Nordeste ligará, numa primeira fase, o Nó de Rebordãos à Rua da Granja numa extensão de 2,2 km. Numa segunda fase, será feita ligação à Via Estruturante Norte-Sul, permitindo criar um anel rodoviário em torno de Rio Tinto e Baguim do Monte, assim como, a ligação à A4.

Ambas as vias, previstas há mais de 30 anos, terão um impacto positivo na fluidez do trânsito e permitirão uma melhor mobilidade, permitindo saídas e entradas no concelho em pontos nevrálgicos e evitando o tráfego mais denso na zona urbana.

Para além da via rodoviária, ambas as obras contemplam a construção de uma via pedonal e ciclável.

As obras da via nordeste estão a ser feitas ao abrigo do cofinanciamento do Programa Operacional Regional do Norte