Concerto de Rui Veloso

Se se perguntar qual é o músico preferido dos portugueses, a resposta será, muito provavelmente: Rui Veloso. Segundo o último estudo da Marktest, Rui Veloso é mesmo o que os portugueses elegem como o seu preferido. É um dos artistas mais influentes da música portuguesa, com músicas e sucessos que atravessam gerações.

Cantor, compositor e guitarrista, começou a tocar harmónica aos seis anos. Mais tarde deixar-se-ia influenciar por B.B. King e Eric Clapton, e lançou, com 23 anos, o álbum que o projetou no panorama da música nacional: “Ar de Rock”. Dele fazia parte a faixa “Chico Fininho”, um dos maiores sucessos da sua obra e de Carlos Tê, seu letrista. Entre os seus restantes sucessos fazem parte “Porto Sentido”, “Não Há Estrelas No Céu”, “Sei de Uma Camponesa”, “A Paixão (Segundo Nicolau da Viola)” e “Porto Covo”.

Na década de 1990 integrou o “Rio Grande”, formado por Tim, João Gil, Jorge Palma e Vitorino, num estilo de música popular com influências alentejanas que alcançou uma considerável popularidade. Dessa experiência resultariam dois discos, um de originais, em 1996, outro ao vivo, em 1998.

Em 2000 lançou a compilação “O Melhor de Rui Veloso - 20 anos depois”, seguindo-se um disco de tributo dedicado ao seu álbum de estreia: “20 anos depois - Ar de Rock”.

Em 2003, a mesma formação dos “Rio Grande”, mas sem Vitorino, voltou a juntar-se no projeto “Cabeças no Ar”, dedicado a canções nostálgicas que remontam aos tempos da escola, entre elas “O Primeiro Beijo”.

Regressou aos discos de originais, em 2005, com “A Espuma das Canções”. Em 2006 comemorou 25 anos de carreira, ocasião brindada com três concertos, dois no Coliseu do Porto e um no Pavilhão Atlântico, este último gravado e editado em 2009 “Rui Veloso ao Vivo no Pavilhão Atlântico”. Em 2010, volta a esgotar os Coliseus de Lisboa e do Porto e cinco anos mais tarde, ao comemorar os seus 35 anos de carreira, esgota o Meo Arena com um concerto único.