Gondomar lança campanha de apoio “SOS Ucrânia”
publicado a 1 de Março de 2022

Após contactos encetados com o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), no sentido de definir a ajuda necessária para a Ucrânia, o Município de Gondomar está a preparar uma série de medidas integradas para dar resposta às necessidades dos milhares de ucranianos que estão a sofrer com a invasão militar russa.

Em estreita articulação com as juntas de freguesia, está a ser dinamizada uma campanha institucional de recolha de bens de primeira necessidade – cobertores e sacos-cama; produtos de higiene: artigos de higiene pessoal e produtos para crianças (leite em pó, fraldas, toalhitas); produtos de saúde: algodão, compressas, antissépticos, adesivos, analgésicos; bens alimentares em conservas; e outros produtos: pilhas, lanternas e cordas – nos 12 edifícios das juntas de freguesia, de forma a garantir equidade e cobertura de todo o território do concelho.

Após os donativos darem entrada no centro logístico municipal, o Município de Gondomar vai assegurar o seu transporte até aos centros de refugiados, em articulação com a Amizade - Associação de Imigrantes de Gondomar, de forma a garantir que não há desvios nem desperdícios. Assim, apela-se a todos aqueles que pretendam doar bens de primeira necessidade que o façam junto da sua junta de freguesia. Por forma a facilitar a logística, os donativos devem restringir-se aos bens de primeira necessidade identificados acima.

Quanto ao acolhimento de refugiados, estão também a ser avaliadas as condições e os meios necessários, em sede da Rede Social, para albergar refugiados no concelho de Gondomar.

Numa singela homenagem e numa expressão pública de solidariedade para com o povo ucraniano, a fachada da Câmara Municipal de Gondomar está, desde segunda-feira, dia 28 de fevereiro, iluminada com as cores da bandeira da Ucrânia.