“Pequenos regatos fazem grandes rios”
publicado a 18 de Novembro de 2016

Uma delegação do Executivo de Feyzin, França, foi recebida, ao final da tarde de hoje, no salão nobre da Câmara de Gondomar pelo Executivo municipal, no quadro do acordo de geminação assinado em 1986. Para o “maire” Yves Blein, citando um provérbio francês, “pequenos regatos fazem grandes rios”. Já Marco Martins sublinhou que a “reativação da geminação” assinada com vila francesa onde há um núcleo de algumas centenas de emigrantes portugueses, na sua maioria, naturais da freguesia da Lomba, permitirá “reforçar e ampliar a cooperação” entre as duas localidades.

O Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, acompanhado de vários membros do Executivo, expressou o desejo de que a “partilha de experiências” entre Gondomar e Feyzin “possa vir a ter intercâmbios reais”, num improviso de boas-vindas aos dirigentes franceses.

Pelo seu lado, Yves Blein, também ele acompanhado de vários membros da sua equipa e num discurso traduzido em simultâneo para um Português quase perfeito, saudou o “concelho amigo” com quem mantém um “passado comum”, tendo sublinhado o “novo horizonte” que, de ora em diante, poderá ser alcançado, dadas as boas relações institucionais existentes.

Feyzin, situada a 10 quilómetros de Lyon, conserva, ainda hoje, uma forte tradição rural, já que um terço dos mil hectares de terra é ainda de zona agrícola e importantes espaços verdes que possibilitam uma vida agradável.