Provedor Municipal passa a ter atendimento descentralizado
publicado a 16 de Setembro de 2022

O novo espaço descentralizado de atendimento destinado ao Provedor Municipal de Gondomar foi apresentado no Centro Cultural de Rio Tinto Amália Rodrigues. O momento contou com a presença do provedor, António José da Rocha Gonçalves Pereira, do Presidente da Câmara Municipal, Marco Martins, do Presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, Nuno Fonseca e de outros elementos do executivo camarário.

O serviço do Provedor Municipal adota a partir de hoje um novo modelo de funcionamento, passando a atender diariamente, das 9.30 às 12.30 horas, mediante marcação prévia, no Centro Cultural de Rio Tinto, na Casa do Voluntariado junto ao Espaço do Cidadão, ou no Balcão Único do Município de Gondomar, localizado na Praça do Cidadão, em Gondomar (S. Cosme).

Marco Martins destacou a trajetória de descentralização dos serviços municipais: "Hoje cumpre-se mais uma importante etapa para aproximar os gondomarenses dos serviços municipais, com mais eficiência e comodidade. O Provedor Municipal é um ativo importante na interação entre cidadãos e Município, pelo que o reforço das condições de atendimento são uma prioridade".

O provedor António Pereira afirmou que esta nova etapa "permite estruturar e profissionalizar os serviços da provedoria, não só no atendimento mas também na análise e preparação das situações que nos são colocadas pelos munícipes", ajudando a aproximar o cidadão do decisor político.

As marcações deverão ser feitas por e-mail, para provedor.municipal@cm-gondomar.pt, ou por telemóvel, para o 932 007 633. Não obstante a marcação prévia, o Provedor Municipal estará presente todas as terças-feiras, das 9.30 às 12 horas, no Centro Cultural de Rio Tinto, e todas as quintas-feiras, no mesmo horário, no Balcão Único.

O Provedor Municipal desenvolve a sua ação no Município de Gondomar, sendo de acesso gratuito para os cidadãos que a ele recorram. Deste modo, os dois polos de atendimento, em Gondomar (S. Cosme) e Rio Tinto, visam contribuir para uma cidadania mais ativa e uma maior proximidade dos serviços públicos.

A apresentação deste novo modelo de atendimento segue a trajetória de descentralização, valorização e qualificação dos serviços municipais do concelho de Gondomar.