Valbom vai ter o Pavilhão Ricardinho
publicado a 10 de Fevereiro de 2018

O Município de Gondomar vai atribuir o nome de Ricardinho ao pavilhão da da Escola EB 2,3 de Valbom, que em breve entrará em obras e onde habitualmente o Futebol Clube Unidos Pinheirense disputa os seus jogos de futsal, na sequência da vitória da Seleção Nacional no Campeonato da Europa de futsal, que hoje terminou na Eslovénia. Com este ato, Gondomar homenageia a Seleção Nacional vitoriosa e, em particular, o seu "capitão", Ricardinho.

De recordar que, em 2016, a Autarquia atribuiu a Medalha de Mérito Desportivo, em grau ouro, a Ricardo Filipe da Silva Braga, mais conhecido por Ricardinho.

As obras de reformulação total do pavilhão da EB 2,3 de Valbom, no valor de 220 mil euros, deverão arrancar em abril. Nos últimos 20 anos, aquela estrutura não beneficiou de qualquer intervenção. De referir que aquele pavilhão é utilizado pela EB 2,3 de Valbom no período letivo e por coletividades do Concelho de Gondomar à noite, para formação e competição, ao fim-de-semana. No anterior mandato autárquico foram renovados os pavilhões da Escola Secundária de Valbom, da EB 2,3 de Baguim do Monte, da Escola Secundária de Rio Tinto e da EB 2,3 de Medas.

Em relação ao percurso desportivo de Ricardinho, que nasceu em Valbom, Gondomar, a 3 de setembro de 1985, o atleta começou a jogar futsal no Gramidense Infante na época de 1998/1999, passando, depois, pelo Miramar, Benfica, Nagoya Oceans e Inter Movistar, num trajeto em que alinhou quase centena e meia de vezes com a camisola da Seleção Nacional, tendo sido eleito o melhor jogador do Mundo em 2010, 2014, 2015, 2016 e 2017.

Em todos estes anos, Ricardinho sempre destacou a sua condição de gondomarense, identificando-se com os valores da sua terra, que divulgou e propagandeou, aproveitando o mediatismo que a sua condição de atleta de alta condição lhe proporcionou.