112, um número que salva vidas
publicado a 11 de Fevereiro de 2020

A Comissão Europeia assinala, nesta data, a existência do número europeu de emergência – 112. A criação deste número tornou-se um imperativo para que todos os cidadãos que se encontrem no espaço comunitário consigam aceder aos serviços de socorro como Bombeiros, INEM ou Polícia nas 24 horas do dia e 365 dias por ano.

A adoção de três dígitos consente-se que seja fácil de fixar, a chamada é grátis e válida tanto para a rede fixa, como para a rede móvel, sendo também o número internacional de emergência nas redes de telefones móveis GSM.

Sempre que ligamos 112 a chamada é atendida por um profissional habilitado, normalmente é um agente das Forças de Segurança, para dar seguimento às ações a desenvolver, de forma a mobilizar o auxílio que lhe é solicitado.

COMO PROCEDER QUANDO LIGAR 112

• Após marcar 112 não desligue, mesmo que o atendimento não seja imediato, pois a sua chamada será colocada em lista de espera;
  • Comunique com o operador de uma forma simples e clara, respondendo da mesma forma a todas as questões colocadas;
  • Informe o operador do tipo de emergência (doença, roubo, acidente ou incêndio) e a sua localização exata, para um socorro eficaz.

SEMPRE QUE LIGAR 112 NÃO SE ESQUEÇA QUE:

• As chamadas desnecessárias sobrecarregam o sistema, pondo em perigo de vida daqueles que realmente precisam de ajuda imediata e efetiva;
  • Os falsos alarmes afetam a capacidade de resposta às verdadeiras emergências, por este motivo ligue 112 somente em caso de emergência.

“112, conhecer para salvar”