2º Caminho da Geminação Gondomar (Espanha) – Gondomar (Portugal)
publicado a 3 de Outubro de 2021

Este domingo, chegou ao Município de Gondomar o 2º Caminho da Geminação Gondomar (Espanha) – Gondomar (Portugal).

O grupo de ciclistas vindos da cidade Geminada de Gondomar, em Pontevedra (Galiza), foi recebido nos Paços do Concelho pela Vereadora Sandra Almeida. Da comitiva deste 2º Caminho da Geminação faziam também parte o Presidente, Xosé António Araúxo, e Rocío Goberna, Vereadora do Turismo de Gondomar (Espanha).

A realização deste II Camiño do Irmandamento (2º Caminho da Geminação, em português) decorreu entre os dias 2 e 3 de outubro. O grupo, de cerca de 30 pessoas, partiu de bicicleta ontem, dia 2 de outubro, para pedalar todo o percurso entre Gondomar (Espanha) e Gondomar (Portugal).

A Geminação:

O Caminho da Geminação, realizado pela primeira vez em 2019, surge no quadro da geminação existente entre Gondomar, de Espanha, e Gondomar, de Portugal, e pretende reforçar o protocolo de geminação, retomado em 2017, no qual são evidentes os laços identitários, culturais, desportivos e de afinidade geográfica que unem as duas cidades.

em janeiro de 2018 um desfile etnográfico nas principais artérias do centro de Gondomar (Portugal) demonstrou, se dúvidas houvesse, que os dois povos têm as mesmas raízes históricas, atribuída ao rei visigodo Gundemaro.