Município acorda com a Águas de Gondomar a negociação dos pagamento em atraso
publicado a 6 de Agosto de 2020

Até setembro, a empresa Águas de Gondomar não irá suspender o fornecimento de água por falta de pagamento, segundo o acordo entre a Câmara Municipal de Gondomar e a concessionária.

Atendendo ao contexto pandémico, a lei nº 7/2020, de 10 de abril (com as alterações introduzidas pela Lei nº 18/2020, de 29 de maio) prevê já a suspensão da interrupção do fornecimento de água, até 30 de setembro, em “situações de desemprego, infeção por Covid-19 ou quebra de rendimentos do agregado familiar igual ou superior a 20%”.

Contudo, a Câmara Municipal, em acordo com a concessionária, estabeleceu que a medida seja alargada às situações que não estão previstas na lei e, como tal, que não estavam protegidas da suspensão do fornecimento.

O Município de Gondomar alerta, ainda, para o facto de que os devedores irão, dentro dos próximos dias, receber “avisos de corte”.

Porém, as famílias podem negociar o pagamento da dívida diretamente com a empresa, de forma a que não vejam o fornecimento cortado. Para tal, os munícipes com faturas em atraso devem contactar a Águas de Gondomar, de forma a acordar com a empresa o número de prestações para efetuar o pagamento. O plano decorre até 12 prestações mensais sem juros.