Projeto ESTRAEE: obras de requalificação e câmaras de videovigilância no Ecocentro da Cal
publicado a 29 de Setembro de 2020

No âmbito do Projeto ESTRAEE – Estratégia Sustentável Transfronteiriça para a Gestão dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos – o Município de Gondomar e a LIPOR procederam a obras de requalificação no Ecocentro da Cal, criando melhores condições de receção destes resíduos e, assim, potenciando a sua reutilização e reciclagem.

Além das obras de requalificação, foi também reforçada a segurança neste local, através da instalação de câmaras de videovigilância e demais equipamentos de suporte que visam uma maior qualidade na Gestão Municipal de Resíduos Elétricos e Eletrónicos (REE’s).

O Ecocentro da Cal está a ser equipado com novos contentores para a receção de resíduos elétricos e eletrónicos, o que permitirá separar os resíduos que têm potencial para reparação daqueles que são entregues desmantelados ou em mau estado de conservação.

Este equipamento recebeu ainda um contentor móvel para a realização de ações de sensibilização junto da comunidade local.

De acordo com o Vereador do Ambiente, José Fernando Moreira, “este projeto é o resultado de um processo de Planeamento que delineámos para Gondomar, através do Plano de Ação para os Resíduos Urbanos de Gondomar (PAPERSU), em articulação com o Plano Estratégico da LIPOR.”

Sobre Projeto ESTRAEE:

O projeto ESTRAEE insere-se no Eixo I “Prevenção da produção e perigosidade” do PAPERSU - Plano de Ação do Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos - e prevê a requalificação do ecocentro, numa ótica de modernização das suas instalações, incluindo uma imagem mais apelativa e nova sinalética, com vista a uma maior adesão por parte da população de Gondomar.

“Pretendemos, assim, quer ao nível da prevenção e quer da recolha seletiva, alterar o conceito de ecocentro, transformando-o num ponto de receção de materiais com potencial de utilização, dando prioridade à redução, à reutilização e reciclagem de resíduos, e sensibilizando o público para a aquisição de comportamentos ambientalmente amigáveis”, explica o Vereador.