2.ª fase do Parque Urbano da ribeira da Archeira inaugurada
publicado a 21 de Março de 2023

O Parque Urbano da ribeira da Archeira teve hoje a segunda e última fase oficialmente inaugurada. O novo espaço verde ao serviço da população representa um investimento municipal de 2,4 milhões de euros.

A inauguração foi marcada pela presença de cerca de 400 séniores do programa Idade D’Ouro, iniciativa municipal dedicada à promoção do envelhecimento ativo. Os participantes vestiram-se a rigor e fizeram o percurso completo, do Multiusos de Gondomar a Gramido.

Marco Martins começou por destacar as características específicas do equipamento: “Este é um percurso que liga o Multiusos a Gramido de uma forma confortável, que passa no meio do campo em plena cidade e que acompanha sempre a linha de água”. O autarca referiu ainda que “é mais um investimento do Município que está aqui para todos usufruírem, por isso, peço que usufruam, sejam vigilantes, ativos e atentos para que ninguém estrague aquilo que é de todos nós”.

Já António Braz começou por agradecer o investimento em mais um espaço verde na freguesia. O Presidente da União de Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim enalteceu a importância destas obras para “a melhoria da qualidade de vida da população e a promoção de um estilo de vida ativo”.

O novo espaço verde liga o centro de Gondomar ao Rio Douro, num percurso pedonal e ciclável com 3,2 quilómetros ao longo da ribeira da Archeira, alternando zonas de bosque denso com pequenos desníveis e zonas mais planas, onde a ribeira serpenteia entre campos agrícolas. Ao longo do percurso existem bancos e bebedouros, equipamentos de manutenção e sanitários.

A abertura da nova malha verde completa uma rede de 20 quilómetros de percursos que atravessam as freguesias de Rio Tinto, Fânzeres, Gondomar (São Cosme) e Valbom.

Com a abertura deste espaço, o Município reforça a Rede Concelhia de Parques Urbanos ao serviço da população do concelho, juntando-se aos Parques Urbanos de Gondomar e Rio Tinto e à primeira fase do Parque Urbano de Fânzeres-S. Cosme.

O Parque Urbano da ribeira da Archeira foi financiado em 1.274.729,91 euros no âmbito do Norte 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).