300 mil euros em material informático e 140 novos funcionários nas escolas de Gondomar
publicado a 13 de Outubro de 2020

O Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, e a Vereadora da Educação, Aurora Vieira, reuniram com os Diretores dos Agrupamentos de Escolas, para um ponto de situação acerca do que tem sido a vivência da comunidade escolar de Gondomar no atual contexto pandémico.

Marco Martins anunciou um reforço dos recursos humanos nas escolas do concelho, a ocorrer em duas fases. A primeira fase ocorre através da colocação de mais 100 operacionais em regime de Contrato Emprego-Inserção, até ao final deste mês; a segunda fase, consiste na abertura de concurso para mais 40 lugares no quadro de Assistentes Operacionais para a área da Educação. Desde o dia 1 de janeiro de 2020, este é o segundo reforço ao nível de recursos humanos nas escolas de Gondomar. Trata-se de um investimento exclusivo do Município, uma vez que os rácios já estão cumpridos.

Além do reforço de recursos humanos, foram anunciados 300 mil euros para a aquisição de material informático para as escolas de Gondomar.

Quanto a obras e intervenções feitas nos edifícios escolas, um balanço entre a Câmara Municipal e as escolas permite aferir que, desde 2014, já foram investidos mais 8,6 milhões de euros em obras de requalificação de fundo. Marco Martins solicitou, ainda, a cada diretor dos agrupamentos escolares a hierarquização das escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico, quanto à necessidade de serem intervencionadas, de forma a serem alvo de projetos de intervenção a ser incluídos no Orçamento Municipal de 2021.