Câmara Municipal de Gondomar

Aberta nova época de pesca da lampreia e sável no Douro
publicado a 28 de janeiro de 2019

O Posto de Controlo e Registo de Pescado instalado em Ribeira de Abade, Valbom, abriu hoje para uma nova temporada de pesca da lampreia e sável.

Até 30 de abril, os pescadores terão possibilidade de registar a sua atividade neste posto, com os registos a serem enviados por via eletrónica para a Docapesca, o que, a exemplo do ano passado, permitirá agilizar o processo de contabilização e comunicação às autoridades.

A infraestrutura permite também aos restaurantes interessados inscreverem-se no Posto de Controlo e Registo de Pescado, adquirindo o pescado junto dos pescadores.

Na temporada passada, realizada entre 1 de fevereiro e 30 de abril de 2018,registou-se um aumento do número de embarcações e do valor total das capturas face ao ano de 2017. O Posto de Registo de Ribeira de Abade registou 72 embarcações, que em conjunto capturaram 3280 lampreias no valor global de cerca de 45 mil euros.

O Posto de Registo e Controlo de Pescado de Valbom é fruto de uma parceria dos pescadores, Município de Gondomar, Docapesca e Vianapesca.

 

Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.