Câmara Municipal de Gondomar

Alunas de Gondomar destacadas em projeto mundial de soluções tecnológicas
publicado a 18 de Agosto de 2022

Um conjunto de estudantes do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Gondomar, apresentou o seu projeto na final do Technovation Girls. A equipa Solvers, composta pelas alunas Joana Magalhães, Mariana Rocha, Rita Santos e o seu mentor Professor Duarte Matos, está entre as cinco melhores do mundo na sua categoria.

Com o projeto BuyLocal4SustainableFarming, as alunas pretendem ajudar o desenvolvimento local das comunidades e contribuir para a igualdade na sociedade, apostando na produção e consumo ambientalmente sustentáveis, bem como na promoção de trocas comerciais diretas e mais justas. A aplicação que construíram pretende ser uma plataforma de comunicação entre consumidores e produtores locais, que seja simples e que permita o acesso a todos. A plataforma terá uma área dedicada à informação dos produtos disponíveis e a indicação dos respetivos produtores, uma funcionalidade para a procura facilitada dos produtos e um chat para entrar em contacto com os produtores, sendo ainda possível fazer encomendas e articular a recolha das mesmas.

O Technovation Girls é um evento mundial que tem como objetivo envolver alunas dos 10 aos 18 anos na resolução de problemas comunitários através de soluções tecnológicas e de engenharia. Pela primeira vez, este ano, o Município de Gondomar envolveu-se na iniciativa, patrocinando a formação das alunas com vista à participação das mesmas no concurso internacional. No total, foram 23 as estudantes dos Agrupamentos de Escolas de Rio Tinto n.º 3, Valbom e n.º 1 de Gondomar que participaram nesta ação que teve início em fevereiro.

Após a formação e algumas semanas de trabalho com os/as respetivos/as mentores/as, em abril, quatro equipas – The Four Musketeers, Guerreiras da Tecnologia, Solvers e Executor – submeteram, respetivamente, os seguintes projetos: Simply Help, Emottion-app, BuyLocal4SustainableFarming e Plus Care.

Num concurso que envolve mais de 1700 projetos de 61 países de todo o mundo, a Solvers distinguiu-se entrando no ranking das cinco melhores equipas participantes na categoria juniores, projetando assim o potencial dos estudantes do concelho de Gondomar.