Apresentado o documentário “No Silêncio dos Moinhos” sobre os Moinhos de Jancido
publicado a 29 de Agosto de 2021

O documentário de História Natural "No Silêncio dos Moinhos", sobre os Moinhos de Jancido, foi apresentado na noite deste sábado, dia 28 de agosto, no lugar que inspirou o trabalho assinado pelo realizador gondomarense Paulo Ferreira.

O documentário foi totalmente filmado num pequeno trecho do vale do Rio Sousa, nas proximidades dos Moinhos de Jancido e as imagens apresentadas são o culminar de dois anos de registos no terreno.

Com a duração de cerca de 35 minutos, nele são narradas pequenas histórias de vida natural, possíveis de ver por quem ali passa em silêncio. São aves como a Garça-real, o Guarda-rios, a Águia-de-asa-redonda, o Pica-pau-malhado-grande ou o Pisco-de-peito-ruivo, algumas plantas típicas da região e ainda animais como o Morcego, a Salamandra-de-pintas-amarelas, a Salamandra-lusitânica, o Esquilo-vermelho ou os Pirilampos, que protagonizam o trabalho.

Para Paulo Ferreira, "dois anos passaram e aproxima-se a altura de dar a conhecer o mais recente documentário de história natural." A locução ficou a cargo de Eduardo Rêgo e a banda sonora é de Miguel Berkemeier, que marcou presença na apresentação a um público restrito. Os materiais de divulgação do documentário são ilustrações de Marisa Silva.

Este projeto, que conta com o apoio do Município de Gondomar, estará brevemente em exibição para o público em geral.