Apresentado o Plano de Promoção da Acessibilidade Pedonal de Gondomar
publicado a 3 de Dezembro de 2021

Em antecipação ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o Município de Gondomar apresentou ontem o Plano de Promoção da Acessibilidade Pedonal de Gondomar.

Para o Município, esta ação é uma importante via para (in)formar os principais intervenientes (Executivo, Presidentes de Junta, Dirigentes, IPSS's e gabinetes externos) acerca da legislação, das políticas e ações estratégicas a ter em conta para o desenvolvimento de um território muito mais inclusivo e democrático e para uma melhor qualidade de vida de todos os que residem, trabalham e visitam Gondomar.

Na sua intervenção, a Vereadora Cláudia Vieira referiu que "olhar uma cidade nas suas diferentes perspetivas é um desafio complexo, mas também é um ato de coragem reconhecermos que nem tudo está bem". Mas, acrescentou, "não basta olhar", é necessária a "coragem política" para dar início a um processo de transformação. "Percebemos os obstáculos com os quais nos deparamos; muitas das vezes até assumimos que «já faz parte, é assim». Mas não tem de ser. E é esta motivação em transformar a cidade, colocando-a acessível para todos, que assumimos como uma prioridade.", rematou.

Após a intervenção, decorreu a apresentação dos resultados obtidos no plano desenvolvido, pela Coordenadora Geral do Plano, Paula Teles, para quem a mobilidade é um "2º direito "Se não tivermos mobilidade, não temos liberdade", acrescentou.

A Cerimónia contou também com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, que referiu ser "urgente tornar o tema da acessibilidade para todos um temo atrativo".

Com vista a promover uma maior sensibilização em matéria de acessibilidade e desenho universal, direcionada aos agentes que diariamente constroem o nosso território, seguiu-se a ação de sensibilização "Acessibilidade e Mobilidade para Todos" pelo formador e arquiteto José Duarte, onde participaram técnicos do Município e de gabinetes externos.