Comunicado: Mais de 11 mil idosos já foram vacinados em Gondomar
publicado a 18 de Março de 2021

Em Gondomar, até ao momento, mais de 11 mil idosos já tomaram, pelo menos, a primeira dose da vacina, o que representa cerca de 85% da população elegível para esta fase de vacinação. Cerca de 4 mil utentes já tomaram a segunda dose.

A vacinação contra a COVID-19 teve início a 5 de fevereiro no Centro de Vacinação Municipal contra a COVID-19, instalado no Multiusos de Gondomar. Além do espaço, cedido pela Câmara Municipal ao Agrupamento de Centros de Saúde de Gondomar (ACES de Gondomar), foram também disponibilizados recursos humanos da autarquia, que passaram a estar responsáveis pela logística e limpeza do Centro de Vacinação.

Desde então, em pouco mais de um mês, já foram vacinados profissionais do ACES de Gondomar, 50% dos Bombeiros das cinco corporações do concelho, operacionais das forças de segurança (GNR e PSP) e elementos da Cruz Vermelha Portuguesa. Além destes, têm sido vacinadas pessoas com mais de 80 anos (com ou sem patologias) e com mais de 50 anos com as patologias previstas pelo Plano Nacional de Vacinação que, no concelho, totalizam mais de 13 mil gondomarenses. Desses, mais de 11 mil idosos já tomaram, pelo menos, a primeira dose da vacina e cerca de 4 mil já tomaram a segunda dose, tendo assim a vacinação completa.

De forma a antecipar quaisquer anomalias no processo de notificação para a vacinação, a autarquia, em colaboração com as Juntas de Freguesia, dinamizou ações porta-a-porta, com vista a acelerar a identificação e a otimizar os contactos com os utentes elegíveis para a vacinação. O objetivo foi, precisamente, garantir que nenhum utente pertencente aos grupos prioritários ficava de fora da vacinação por não ter sido devidamente notificado.

Segundo levantamento do ACES de Gondomar, dos mais de 13 mil utentes elegíveis para a vacinação, mais de 4 mil não possuía qualquer contacto telefónico no respetivo Centro de Saúde. Daí a necessidade de mapear, através de um contacto porta-a-porta, os utentes residentes e inscritos numa unidade de saúde pertencente ao ACES de Gondomar.

Finda a atualização de dados feita pelas Juntas de Freguesia numa ação porta-a-porta, a colaboração entre o ACES e a Câmara continua a outros níveis, nomeadamente no contacto que está a ser feito para o agendamento da vacinação.

O Município de Gondomar tem sido um município piloto no que à vacinação contra a COVID-19 diz respeito. Sendo, cada vez mais, evidente a satisfação entre todos os envolvidos, de forma articulada, neste processo (Câmara Municipal, ACES e Juntas de Freguesia).