Conheça as Escolas de Acolhimento para filhos de trabalhadores de serviços essenciais
publicado a 22 de Janeiro de 2021

O Município de Gondomar divulga a lista das Escolas de Referência, definidas pelo Ministério da Educação, para o acolhimento de filhos de trabalhadores de serviços essenciais. A autarquia irá assegurar o acompanhamento destes alunos, através da colocação de recursos humanos, para apoio e realização de atividades em determinados períodos do dia, nomeadamente através de Técnicos de Animação e das Expressões, colocados nos respetivos Agrupamentos de Escolas. Os encarregados de educação interessados em recorrer a esta solução deverão entrar em contacto direto com os agrupamentos escolares/Escolas de Referência, aptas a acolher estes alunos e, assim, a dar uma resposta efetiva a estas famílias.

Além da resposta da rede pública, também o Centro Social de Soutelo (ao nível da Creche e do Pré-escolar), o Centro Infantil de Valbom (ao nível da Creche e do Pré-escolar) e Centro Social Paroquial de S. João da Foz do Sousa (apenas ao nível da Creche) se apresentam como uma solução para os filhos dos trabalhadores de serviços essenciais.

O Município de Gondomar irá ainda disponibilizar refeições, gratuitamente, a todos os alunos que beneficiem de ação social escolar (escalão A e B), bem como aos filhos de profissionais de serviços essenciais. As refeições serão servidas em regime de takeaway nas Escolas de Referência, pelo que os encarregados de educação devem comunicar à escola a necessidade do fornecimento de refeição.

No que diz respeito às refeições para os alunos dos Centros de Apoio à Aprendizagem, essas serão asseguradas e transportadas para o próprio estabelecimento de ensino.

O Município irá disponibilizar semanalmente no Portal da Educação, atividades, jogos, desafios e recursos educativos para que alunos(as) e famílias possam atravessar este período de confinamento social em casa, de uma forma segura, ativa e enriquecedora.

Consulte abaixo a lista das Escolas de Referência.