O Conselho Municipal de Segurança de Gondomar reuniu hoje, dia 5, na Biblioteca Municipal. A reunião teve como foco a apresentação de resultados da ação do Grupo de Trabalho para a Redução de Ignições em Espaço Rural – Zona Norte.
Este Grupo de Trabalho tem como missão aumentar a eficiência na identificação das causas dos incêndios florestais e garantir uma eficaz vigilância do uso indevido do fogo, com vista à redução do número de ignições em espaço rural.
A reunião visou, essencialmente, uma análise dos pontos positivos e negativos de 2024 neste âmbito, bem como a partilha de informação e levantamento de necessidades para preparação do corrente ano.
Desde a sua constituição, este Grupo de Trabalho tem alcançado reconhecidos resultados na respetiva áreas de atuação, beneficiando da articulação com diversas entidades, o que tem permitido trocas de informação com maior celeridade e eficácia e tem sido determinante para a diminuição substancial das ignições, o que, ao nível da prevenção, permite atuar de forma mais eficaz e direcionada.
As ações de sensibilização e de esclarecimento sobre o uso do fogo, com vista à promoção de alterações comportamentais e a adoção das melhores práticas de segurança constituem outra vertente muito relevante da ação deste Grupos de Trabalho, com resultados efetivos na diminuição de novas ocorrências.
Paralelamente, também a informação de suporte à tomada de decisão produzida pelo Grupo de Trabalho tem constituído um elemento de grande importância ao permitir firmar objetivos regionais ao nível da redução no número de ocorrências e aumentar a eficiência e eficácia do plano operacional municipal.
Refira-se que o Conselho Municipal de Segurança de Gondomar é um órgão consultivo, de articulação e cooperação no âmbito das políticas de segurança, que integra entidades políticas, municipais, de proteção civil, de segurança, de ensino, estruturas sindicais, partidos políticos e cidadãos privados, que, na área do Município de Gondomar, têm intervenção ou estão envolvidas na prevenção e na garantia da segurança e do bem-estar da população.
Tem por missão contribuir para o aprofundamento do conhecimento da situação de segurança na área do município, através da consulta de um conjunto de entidades que o integram, formulando propostas e promovendo a discussão de medidas que possam contribuir para o combate à criminalidade e para uma maior integração social dos grupos de risco.