Espólio de Eugénio de Andrade fica em Gondomar
publicado a 4 de Agosto de 2017

Parte do espólio do poeta Eugénio de Andrade vai ficar em Gondomar, disponibilizando a Autarquia um espaço na Biblioteca Municipal – o “Espaço Eugénio de Andrade” – para exposição de todo o espólio doado por Dario Gonçalves, fotógrafo gondomarense e amigo de décadas muito próximo do autor de “As mãos e os frutos”.

Dario Gonçalves participou com a sua fotografia, em co-autoria com Eugénio de Andrade, em algumas obras, como a “Canção do mais alto rio – Antologia Literária do Douro”. Ao longo da amizade que manteve com o vencedor do Grande prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores de 1989 foi guardando um número alargado de originais de Eugénio de Andrade, manuscritos e datilografados, bem como fotografias do poeta, fruto dos momentos que passaram juntos e, bem assim, alguns livros e objetos pessoais que o poeta lhe foi doando.

O contrato de doação assinado esta semana, após aprovação por unanimidade na última reunião pública da Câmara Municipal, realizada nas instalações da Junta de Freguesia da Lomba, prevê que o Município de Gondomar preserve e garanta a integridade, nas melhores condições possíveis, dos bens documentais e museológicos deste espólio, bem como a sua divulgação pública e no âmbito científico.

A dinamização do futuro “Espaço Eugénio de Andrade” será da responsabilidade do Professor António Joaquim Oliveira, conhecedor profundo da obra de Eugénio de Andrade.