Está de regresso o Ei! Marionetas
publicado a 12 de Maio de 2021

O Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar - regressa este ano para a sua (6ª e) 7ª Edição. A apresentação da edição de 2021 decorreu esta tarde, no Auditório Municipal de Gondomar, tendo contado com a presença de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita, por parte do Teatro e Marionetas de Mandrágora, e de Luís Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Gondomar.

O Ei! Marionetas de 2021 apresenta uma proposta de 30 espetáculos, os quais poderão ser assistidos na rua, no Auditório e na Biblioteca Municipal e, inclusive, através da digressão pelas freguesias do concelho, nomeadamente em Melres, na Foz do Sousa e em Rio Tinto.

Pela primeira vez numa edição do Ei! Marionetas, a programação inclui também uma formação do Mestre do Teatro D. Roberto, José Gil – a primeira em Portugal dedicada ao Teatro D. Roberto. Outra novidade é a Exposição “Freaks” do artista Troy Hourie, que esteve presente na última edição do Ei! Marionetas, em 2019, e que este ano marca presença através da sua Exposição. Na programação, existe ainda espaço para 20 formações dirigidas às famílias, às escolas e a um público mais especializado.

Clara Ribeiro explicou aos presentes que, uma vez que em 2020 não se realizou aquela que seria a 6ª Edição do Encontro, foi reunida a programação do ano anterior à Edição de 2021, designando-a assim por (6ª e) 7ª Edição do Ei! Marionetas. E referiu ainda que, de um modo geral, a programação está dividida em dois momentos, sendo o mês de junho especialmente dirigido às famílias e às escolas e o mês de julho dirigido a um público mais alargado.

Filipa Mesquita defendeu, inclusive, que esta edição do Ei! Marionetas é o “maior grito que precisamos de dar” num ano em que a pandemia por COVID-19 produziu impactos negativos nas companhias amadoras e profissionais e nos amantes da Cultura, em geral. Depois de ter estado confinada, a Arte do Encontro surge este ano em dose dupla, para que nada se perca e a conquista do regresso seja assinalada em dobro.

Para Luís Filipe Araújo, a decisão de que [este Encontro] seria uma iniciativa estratégica para a programação cultural do Município revelou-se imediata. "O que quer dizer que a Câmara Municipal de Gondomar estará sempre ao lado deste projeto", tendo visto com uma "grande alegria" o facto da iniciativa passar a contar com o apoio da Direção-Geral das Artes.

De 10 a 13 de junho e de 1 a 4 de julho, decorrem as iniciativas - espetáculos, exposições, instalações, conversas e workshops - desta edição, como pode ver aqui.

Com a apresentação do Teatro e Marionetas de Mandrágora e promovido pelo Município de Gondomar, o Ei! Marionetas volta a contar com o apoio da Direção-Geral das Artes.