“Estrelas do Douro” e “Cantinho das Manas” brilham no Concurso do “Sável Frito” e da “Lampreia à Bordalesa”
publicado a 14 de Março de 2018

Os restaurantes “Estrelas do Douro”, na categoria “Sável Frito” e “Cantinho das Manas”, na categoria “Lampreia à Bordalesa, foram os grandes vencedores do Concurso do “Sável Frito e da “Lampreia à Bordalesa” integrado na 27.ª edição da Festa do Sável e da Lampreia de Gondomar.

O anúncio foi feito na Quinta do Passal, em Valbom, hoje à tarde, dia de prova e de concurso – na presença de vários membros do Executivo camarário, Presidente da Assembleia Municipal e restante júri do concurso.

Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, agradeceu aos 20 restaurantes que participam na Festa do Sável e da Lampreia, destacando que eles “são para nós uma montra deste concelho”. “Apostar nas sinergias, trazer os turistas a Gondomar e criar emprego, são as grandes apostas deste Executivo”, reforçou o Presidente do Município, explicando as razões que levam o Executivo a apostar neste evento: “Nós só queremos que o vosso negócio seja bem sucedido”.

Antes, o Presidente do júri da prova gastronómica – “chef” Hélio Loureiro – ressalvou a importância da tradição e do respeito pelas receitas e ingredientes. “A comida do futuro é a dos nossos antepassados”, apelou o “chef”, para que os restaurantes presentes tenham em conta os três pilares do respeito pela gastronomia: biodiversidade, sazonabilidade e proximidade.

Na categoria do “Sável Frito”, o segundo lugar foi atribuído ao restaurante do “Cantinho das Manas” e o terceiro posto ao “Madureiras Vera Cruz”. Já na “Lampreia à Bordalesa”, a “Casa Velha da Aldeia” e o “Figurino do Douro” ocuparam, respetivamente, os segundo e terceiro lugares.

Em Gondomar, a história da aliança perfeita entre a cozinha e o paladar confunde-se de tal maneira com a história das nossas gentes que não devemos hesitar em fazer do uso do lume da cozinha e da herança e memorização das técnicas culinárias o autêntico ponto de partida da cultura gondomarense. A divulgação de pratos nobres como o “Sável Frito” e/ou a “Lampreia à Bordalesa” é, pois, um instrumento de dinamização económico e turística do Município de Gondomar.