InvictaCon 2018: Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiro e RPGs

Mais de 800 entusiastas e curiosos dos jogos de tabuleiro são esperados de 9 a 11 de novembro na Sala d’Ouro do Multiusos de Gondomar, para participar na InvictaCon 2018 – 12.º Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiro e RPG do Porto.

Prepara-se mais uma edição da InvictaCon. O 12º Encontro é marcado por ter um novo espaço que vai dar ótimas condições para que os mais experientes experimentem as novidades de 2018 e para que o público geral conheça o hobby dos jogos de tabuleiro modernos. As portas estarão abertas entre as 10 e as 2 horas na sexta-feira e no sábado, e entre as 10 e as 20 horas no domingo.

Diversão, interação social e treino de competências são caraterísticas comuns à maioria dos mais de 300 jogos que vão estar disponíveis na InvictaCon, como realça Ricardo Biscaia, Presidente do Grupo de Boardgamers do Porto, associação organizadora do evento. “Os jogos são uma ótima oportunidade para nos divertirmos, para nos colocarmos em contextos em que interagimos com os restantes jogadores de diversas formas e para treinarmos competências nas áreas da lógica, da estratégia e da análise crítica... Competências que são necessárias para as mais diversas áreas da nossa vida”, salienta Ricardo Biscaia.

A InvictaCon é um evento sem fins lucrativos, de participação livre e gratuita. Qualquer pessoa de qualquer idade pode participar, bastando para isso aparecer. Não necessita levar jogos ou sequer de os saber jogar. Uma equipa de voluntários estará disponível para ensinar qualquer jogo.

O programa da InvictaCon 2018 inclui seis torneios de participação gratuita (Star Realms, Catan, Android Netrunner, Vilar de Mouros, Kingdomino e Ticket to Ride: Europe), com prémios para os vencedores. Estão previstas também apresentações de protótipos de dois novos jogos portugueses (Stellar - War of Aggression, de André Pinto e Dinastias, de Fernando Zamith), com a presença dos criadores.

Para os interessados em jogos de personagem (RPG - Role-Playing Games), está programado um workshop, organizado pelos “Roleplayers do Porto”, de “Iniciação ao Dungeon Mastering”, bem como estão disponíveis as mesas RPG para se jogar com quem mais percebe do assunto.

A InvictaCon recebeu em 2017 cerca de 800 pessoas, no total dos três dias, número que a organização espera ultrapassar este ano.

A 12.ª edição da InvictaCon tem o patrocínio da Câmara Municipal de Gondomar, Heldesign, Tropical Burguer e Instituto Português do Desporto e da Juventude, juntamente com o apoio de 12 outras editoras e distribuidoras de jogos portuguesas e estrangeiras.