Portal Institucional da Câmara Municipal de Gondomar

“Filigrana de Gondomar” vai ser certificada
publicado a 23 de dezembro de 2015

A Câmara Municipal de Gondomar deu início ao processo de certificação da “Filigrana de Gondomar”, de acordo com proposta aprovada por unanimidade, hoje, na última reunião do ano da Câmara Municipal de Gondomar.

A certificação do produto “Filigrana de Gondomar” visa a sua projeção, nacional e internacional, fazendo com que os ourives/filigraneiros gondomarenses possam ganhar mais credibilidade perante os consumidores, bem como o reconhecimento público de Gondomar enquanto capital da ourivesariaria. A proposta e despesa agora aprovadas destinam-se à elaboração de um caderno de especificações, a organizar o processo propriamente dito, bem como ao acompanhamento dos artesãos e do produto.

Gondomar é um território conhecido pela ourivesaria, já que boa parte da sua história assenta na relação estabelecida entre homem/oficina/ouro. A filigrana é o campo privilegiado na ourivesaria gondomarenses e a indústria artesanal é praticada em oficinas de pequena escala, de cariz familiar, utilizando técnicas passadas de geração em geração.

Esta herança continua a vigorar com força no Município e exemplo disso é o facto de no ranking das oito maiores empresas portuguesas de joalharia e ourivesaria cinco serem gondomarenses. A ourivesaria regista cerca de 60% da produção nacional.

Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.