Gondomar aprova a redução do IMI em 2,5%
publicado a 3 de Dezembro de 2021

O Município de Gondomar aprovou em reunião de Câmara esta sexta-feira, dia 3 de dezembro, a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 2,5%, com a abstenção do PSD e da CDU. Esta redução da taxa de IMI implica a perda de receita, por parte da autarquia, de cerca de 580 mil euros.

Além desta redução, foi também aprovada a proposta do IMI diferenciado, com a aplicação de duas taxas (sendo a taxa mais baixa aplicada nas freguesias do Alto Concelho [Foz do Sousa, Covelo, Melres, Medas e Lomba]) e a continuação do IMI familiar, que permite descontos, até 70 euros, a famílias com dois ou mais dependentes.

Nesta reunião de Câmara, foi também aprovado, com a abstenção do PSD, o lançamento de Derrama para o ano de 2022, com taxa de 1,25% para empresas com um volume de negócios igual ou superior a 150 mil euros e a isenção deste imposto para empresas com um volume de negócios inferior a esse valor. Os pontos seguem agora para deliberação da Assembleia Municipal.

Aprovados foram também: a adesão do Município de Gondomar ao Conselho de Fundadores de Serralves – com vantagens para Gondomar que vão desde a colaboração da Casa de Serralves na agenda cultural do Município à ação educativa e ao acesso gratuito a crianças e com desconto para jovens e idosos do concelho; e o Memorando de Entendimento que visa a constituição de um direito de Superfície para construção de uma residência universitária, em Baguim do Monte, a ser atribuído à Federação Académica do Porto.

A reunião teve início com o Voto de Pesar pelo falecimento de Paulo Machado, deputado da Assembleia Municipal pelo PSD.