Gondomar eliminou mais de 1800 ninhos de vespa asiática nos últimos quatro anos
publicado a 9 de Fevereiro de 2022

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Gondomar procedeu à eliminação de 1815 ninhos de vespa velutina (asiática) nos últimos quatro anos. Só este ano, de 1 de janeiro a 8 de fevereiro de 2022, já foram eliminados mais 54.

Só em 2021 foram eliminados 725 ninhos, 350 dos quais desde que o novo método passou a ser utilizado, a partir de 22 de novembro de 2021. Isto porque, este método torna o procedimento da destruição dos ninhos muito mais célere, além de ser também mais eficaz e mais seguro (quer para o meio envolvente, quer para os elementos da Proteção Civil que procedem à destruição do ninho).

Esta "nova arma" consiste num método de intervenção seletivo e localizado, através da injeção no ninho de uma solução composta por feromona de agregação, inseticida e de biocida, a qual vai entrar no sistema alimentar das vespas e, assim, eliminá-las. Esta intervenção, embora com resultados iguais, pode ser feita através de duas formas: uma cana extensível em fibra de carbono, em que a solução é injetada no ninho através de uma agulha (o sistema é, assim, menos invasivo, sendo possível evitar o alarme no ninho aquando da intervenção) ou por arma de ar comprimido, quando a distância ao ninho é maior. Em qualquer das situações, depois de intervencionado, o ninho permanece no local, começando a desfazer-se ao fim de cerca de 7 dias.

O novo sistema agora utilizado dispensa o recurso ao uso de fogo, a meios elevatórios e meios de prevenção durante o processo de queima, que só podiam ocorrer no período noturno. É um processo que pode ser feito em qualquer altura do dia e reduz a quantidade de químicos e respetivo impacto ambiental.

Viu um ninho de vespa velutina e não sabe o que fazer?
Todos os avistamentos de ninhos de vespa (mesmo em caso de dúvida) devem ser comunicados, preferencialmente, ao Serviço Municipal da Proteção Civil de Gondomar, através do nº 800 200 135 ou do email pcivil@cm-gondomar.pt, indicando a localização mais aproximada possível do ninho, bem como um nº de contacto. Em alternativa, pode também comunicar à sua junta de freguesia.

Para obter mais informações sobre o que é a vespa velutina, como identificar um ninho e como é que estes são intervencionados clique aqui ou siga a ligação abaixo.