Gondomar implementa medidas especiais de higienização
publicado a 20 de Março de 2020

O Município de Gondomar está a implementar medidas especiais para garantir a proteção da saúde pública, da população e dos seus trabalhadores, desenvolvendo cuidados acrescidos na desinfeção dos equipamentos de resíduos de utilização coletiva e das vias e espaços públicos.

Nesse sentido, seguindo as recomendações da APA e da ERSAR e as orientações da Organização Mundial de Saúde foram constituídas equipas especiais para a higienização dos contentores, das vias e espaços públicos municipais que, recorrendo a produtos desinfetantes com soluções à base de hipoclorito de sódio, peróxido de hidrogénio ou álcool e dando especial atenção aos locais de contacto com os utilizadores, protegem e previnem a disseminação da COVID-19.

Pedimos a colaboração de todos na prevenção do risco de contágio, adotando medidas simples de proteção, como:

• Deixar sempre fechadas as tampas dos contentores.
  • Não colocar os sacos do lixo no chão.
  • Não atirar lixo ou resíduos para as vias e espaços públicos.
  • Colocar sempre os resíduos das luvas, máscaras e lenços de papel, no contentor do lixo comum.

Se tem pessoas na família infetadas ou em vigilância por ser um caso suspeito, os seus resíduos também poderão estar. Assim deve ter os seguintes cuidados:

• Não encha totalmente os sacos - Todos os resíduos produzidos pelo(s) doente(s) e por quem lhe(s) prestar assistência devem ser colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até 2/3 (dois terços) da sua capacidade.
  • Os sacos devidamente fechados devem ser colocados dentro de um segundo saco, devidamente fechado, e ser depositado no contentor do lixo comum.