Câmara Municipal de Gondomar

Gondomar investe 2 milhões e 800 mil euros na inclusão e acessibilidade para todos
publicado a 4 de Dezembro de 2024

O Município de Gondomar tem vindo a trabalhar em prol da inclusão e da melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes, da sua comunidade escolar e dos seus visitantes, procurando assegurar equipamentos, infraestruturas e atividades acessíveis que proporcionem a todos, sem exceção, a oportunidade de desfrutar dos recursos urbanos, naturais e turísticos do território.

Em curso está a estratégia integrada de inclusão social do Município de Gondomar, que representa um investimento de 2 milhões e 800 mil euros e abrange áreas como a educação, a cultura, o turismo, o desporto, a coesão social e as obras municipais.

Nesse sentido, e para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado a 3 de dezembro, e que tem como objetivo promover os direitos e bem-estar das pessoas com deficiência na sociedade e a sua participação nos vários domínios social, cultural, económico e político, a Autarquia promoveu ontem e hoje, dias 3 e 4, um conjunto de atividades desportivas com alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

Tendo como foco o desporto adaptado, estas atividades permitiram aos alunos experimentar a tricicleta, uma disciplina de atletismo adaptado, para pessoas com paralisia cerebral e deficiências motoras, e o Boccia, um jogo com bolas que pode ser jogado por pessoas portadoras ou não de dificuldades físicas ou motoras, e cujas regras foram adaptadas de forma a possibilitar a prática por todos.

Desenvolvidas em parceria com a APPC – Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral e o Futebol Clube do Porto, estas atividades permitiram aos alunos perceber como é que as pessoas com dificuldades em comunicar, em ver, em andar e em fazer as atividades da vida diária podem praticar exercício físico e desporto. Os alunos foram também convidados a refletir sobre o que sentiram nas atividades, havendo ainda espaço para desmistificar estereótipos.

Estas atividades integram o projeto escolar “E se agora fosse contigo?”, uma das ações da operação “Gondomar Inclui”, que, em articulação com a operação “Gondomar para Todos – Rede de Espaços e Parques Urbanos Mais Inclusivos” e com as “Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto”, todas financiadas pelo PRR – Programa de Recuperação e Resiliência, constituem os pilares da estratégia integrada de inclusão social do Município de Gondomar.

Com um investimento superior a 570 mil euros, o “Gondomar Inclui” permitiu já melhorar a acessibilidade na praia da Lomba e nos areais de Zebreiros e Melres, que passaram a dispor de um serviço de apoio para pessoas com mobilidade reduzida, destacam-se a disponibilização de cadeiras anfíbias, de cadeiras de rodas todo-o-terreno e de canadianas com ponteira de praia, bem como de um serviço de acompanhamento na ida a banhos e ainda a criação de uma zona de conforto e a adequação do estacionamento e acessos para pessoas com mobilidade condicionada.

A operação “Gondomar para Todos – Rede de Espaços e Parques Urbanos Mais Inclusivos”, com um investimento superior a 1 milhão de euros, foca-se na requalificação destes espaços nas sete freguesias e uniões de freguesia do concelho, promovendo a criação de espaços inclusivos que incentivem a socialização, o brincar e o bem-estar físico e psicológico de crianças e famílias. Este projeto também reforça a ligação com a natureza e o convívio intergeracional, devolvendo os espaços públicos aos munícipes.

Ao abrigo das “Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto”, o Município investiu mais de 1,2 milhões de euros em obras de requalificação de cinco pavilhões desportivos municipais e um polidesportivo. As intervenções incluíram uma requalificação integral, desde a cobertura ao novo piso, balneários, bancadas e criação de condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, permitindo a oferta de maior conforto, segurança e acesso a todos os utilizadores, sendo, por isso, um investimento promotor de inclusão social, desportiva e recreativa.