Gondomar lança campanhas de Natal de apoio ao comércio local
publicado a 21 de Novembro de 2020

O Município de Gondomar lançou duas campanhas alusivas ao Natal que visam estimular, junto dos munícipes, o investimento na economia e no comércio local e que representam um investimento total de 310 mil euros.

Consciente de que as medidas de âmbito nacional para o combate à COVID-19 estão a sufocar a economia local, o Município tem a decorrer duas campanhas alusivas ao Natal: “Compre + Local” e “Natal Solidário”.

A campanha “Natal Solidário” atribui um cabaz de Natal às famílias em situação de maior fragilidade. Esta iniciativa – que se encontra já em fase de candidaturas por parte dos agregados familiares – permite a entrega de cabazes, sob a forma de vales, para a aquisição de géneros alimentares, a ser descontados nos estabelecimentos comerciais locais aderentes. Neste âmbito, foi aprovada uma verba de 40 mil euros, de forma a atribuir cabazes às famílias, em forma de vales, medida complementar ao apoio já disponibilizado pela autarquia às famílias que integram o Programa Social +.

Já a campanha “Compre + Local”, iniciativa que visa fomentar o comércio local na época natalícia e para a qual foram disponibilizados 270 mil euros, espera revitalizar e dinamizar o comércio do concelho, num ano particularmente difícil. Os estabelecimentos devem inscrever-se na plataforma criada para o efeito (compremaislocal.pt), para que lhes seja atribuído um kit que os identifica enquanto loja aderente. Os clientes, após a compra, igual ou superior a 24€ (pode ser cumulativo até 3 faturas do mesmo estabelecimento) devem registar as suas faturas na mesma plataforma. Todas as semanas, o Município irá sortear 200 faturas/clientes, os quais serão premiados com peças de ourivesaria e cabazes.

Também para promover o comércio local, estas campanhas surgem em paralelo com a iniciativa do Município em disponibilizar no portal dedicado à COVID-19, entre outras áreas e informações, os contactos de estabelecimentos comerciais, e em especial da restauração, com serviço take-away e/ou entregas ao domicílio, em todas as freguesias de Gondomar (consulte aqui). Espera-se assim que, mesmo em casa, os munícipes possam contribuir para a diminuição do impacto económico causado pela pandemia no comércio local.