Gondomar prepara Centro de Acolhimento e Integração para Refugiados
publicado a 11 de Março de 2022

O Município de Gondomar tem em marcha uma missão de resgate a refugiados ucranianos. Depois de, na passada quarta-feira, dois autocarros, contratados pela autarquia, terem partido em direção à fronteira da Polónia com a Ucrânia, a autarquia tem vindo a preparar um Centro de Acolhimento e Integração para Refugiados para os quase 80 refugiados ucranianos.

O Centro nasce numa antiga unidade hoteleira, que permanecia encerrada desde 2015. Assim, têm vindo a ser encetadas ações de limpeza no local, cuja manutenção e acompanhamento serão assegurados por técnicos do Município e voluntários do Banco Local de Voluntariado.

Embora se pretenda que este seja um espaço de acolhimento imediato, onde estes idosos, adultos e crianças possam aceder aos cuidados básicos e iniciar a sua integração, todas as questões de conforto estão a ser acauteladas, nomeadamente a preparação de um espaço dedicado aos mais novos, onde vão ser dinamizadas atividades de Ocupação de Tempo-Livre.

Entre o grupo de refugiados que se encontra já a caminho de Gondomar, estão mais de trinta crianças, mulheres adultas e idosos com idades entre os 65 e os 77 anos, acompanhados no total por quatro elementos da Proteção Civil, dois elementos da Amizade – Associação de Imigrantes de Gondomar (para auxiliarem na tradução) e por dois médicos do Hospital-Escola Fernando Pessoa (um deles cirurgião pediátrico).

Entretanto, no Centro Logístico Municipal, continua a recolha, organização e empacotamento de bens de primeira necessidade para o povo ucraniano (local onde estão a ser canalizadas todas as ofertas recolhidas nas 12 juntas de freguesia do concelho). Os donativos reunidos já permitiram enviar quatro camiões TIR para a fronteira.

Gondomar capacita os técnicos e voluntários do Centro de Acolhimento e Integração para Refugiados:

O Município de Gondomar promove esta sexta-feira uma ação de formação, destinada a técnicos e voluntários que vão assegurar o Centro de Acolhimento e Integração. Esta ação decorrerá durante todo o dia com o objetivo de capacitar os cerca de 30 elementos que estarão envolvidos neste acolhimento imediato.

Gondomar é o primeiro Município a desenvolver uma ação destas, enquanto se prepara para a chegada de refugiados. Do programa fazem parte temas como "Comunicação com Refugiados", por uma equipa da MEERU; "Experiência na intervenção com Refugiados - primeiros socorros psicológicos", com Raul Manarte (Médico sem Fronteiras); "Comunidade ucraniana: costumes/hábitos/cultura e tradições", dinamizado por uma ucraniana; e, por fim, um painel dedicado ao "Trauma em Situações de Guerra", assegurado por Lia Fernandes (pedopsiquiatra) e Alexandra Antunes (psicóloga de intervenção no trauma/INEM).