Gondomar recebe Volleyball Challenger Cup 2020
publicado a 4 de Dezembro de 2019

Gondomar vai receber, em 2020, a Volleyball Challenger Cup, que trará ao Multiusos de Gondomar, de 24 a 28 de junho, algumas das melhores seleções mundiais de seniores masculinos da modalidade e que dará ao vencedor o direito de disputar a Liga das Nações de Voleibol (prova que sucedeu à extinta Liga Mundial), em 2021.

A escolha de Portugal como anfitrião desta edição foi anunciada, ontem, pelo presidente da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), Ary Graça, com Gondomar a assumir-se, mais uma vez, como o centro do voleibol internacional, a exemplo deste ano quando recebeu os jogos da seleção nacional na edição de 2019 da Liga das Nações.

A Volleyball Challenger Cup é uma competição que reúne os vencedores continentais, dando ao vencedor acesso à Liga das Nações, prova disputada por Portugal, este ano, pela primeira vez, após ter conseguido vencer a final de 2018, em Matosinhos, feito que constituiu um marco na história nacional da modalidade.

Organização da Competição

A Volleyball Challenger Cup (VCC) 2020 é disputada por:

• País organizador (Portugal)
  • 2 Primeiros classificados da European Golden League
  • Campeão da América do Norte e Central
  • Campeão da Ásia
  • Campeão da América do Sul

As seis seleções competem em duas poules de 3 equipas cada no sistema de todos contra todos.
Os dois primeiros classificados de cada poule avançam para as meias-finais cruzadas.
O vencedor da VCC Masculinos qualifica-se para a Liga das Nações 2021.