Depois dos bons resultados alcançados na primeira edição e das distinções recebidas a nível nacional, o Município de Gondomar dá continuidade ao GondoPET, um projeto que visa promover a autonomia, o bem-estar e a participação social dos seniores através da relação com os animais.
A nova edição arrancou esta quinta-feira, dia 29, com uma primeira sessão na Quinta do Passal, dedicada à participação social e à sensibilização para a causa animal, dando início a um programa de atividades que se prolongará pelos próximos meses.
Dirigido a pessoas com 60 ou mais anos, residentes no concelho de Gondomar e inscritas no Programa Idade D’Ouro, o GondoPET mantém a sua abordagem inovadora, que cruza envelhecimento ativo, inclusão social e bem-estar animal.
O projeto procura combater o isolamento social, incentivar a criação de rotinas mais ativas e reforçar os laços afetivos e a participação na comunidade, através de duas vertentes complementares: a adoção responsável de animais de companhia e o voluntariado na área da proteção animal, podendo os participantes integrar uma ou ambas as componentes.
Na vertente da adoção responsável, o projeto promove a integração de animais de companhia provenientes do CROAG – Centro de Recolha Oficial de Animais de Gondomar, num processo gratuito que assegura a entrega de animais vacinados, desparasitados, identificados e esterilizados, incluindo ainda aulas de socialização para cães.
Na vertente do voluntariado, os participantes podem colaborar com as entidades parceiras VivAnimal – Associação de Defesa dos Direitos dos Animais e Associação Animais da Quinta, integrando atividades de apoio à proteção animal, com tarefas ajustadas ao perfil e à disponibilidade de cada voluntário, horários flexíveis e acompanhamento personalizado.
A nova edição conta já com 20 participantes inscritos e integra um programa de atividades que decorrerá até março do próximo ano, combinando sessões de capacitação, experiências práticas e acompanhamento individualizado.
Ao longo dos próximos meses, os participantes irão integrar sessões teóricas e práticas dedicadas à proteção animal, à participação social e aos benefícios da relação com os animais. O programa contempla ainda uma avaliação individualizada para definição dos percursos de adoção responsável ou voluntariado, seguida de ações de capacitação específicas e acompanhamento personalizado.
O arranque desta nova edição acontece num ano particularmente marcado pelo reconhecimento nacional do GondoPET. O projeto conquistou o Grande Prémio da 7.ª edição do Prémio Autarquia do Ano – Grupo Mosqueteiros. Recebeu ainda um galardão de ouro nos Prémios de Excelência Autárquica 2026 e esteve na origem da atribuição da Bandeira de Mérito Social 2026 ao Município de Gondomar, distinções que valorizam a sua abordagem inovadora à promoção do envelhecimento ativo, à inclusão social e à proteção animal.
As candidaturas à nova edição do GondoPET continuam abertas e podem ser apresentadas presencialmente no Balcão Único de Atendimento Municipal ou através dos serviços online do Município de Gondomar, com ficha de inscrição disponível aqui.
Com esta nova edição, o Município de Gondomar reforça a aposta em respostas de proximidade que promovem o envelhecimento ativo, combatem o isolamento social e valorizam o papel dos animais de companhia na construção de rotinas mais saudáveis, afetivas e participativas.