ICNF implementa Faixas de Gestão de Combustível em Gondomar
publicado a 15 de Janeiro de 2024

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) iniciou um projeto de implementação da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível (RPFGC) que irá abranger áreas do concelho de Gondomar.

As freguesias afetadas pelas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) são Covelo, Foz do Sousa, Melres e São Pedro da Cova, com intervenções nas serras de Banjas, Castiçal e Santa Iria. Neste momento, decorre o levantamento cadastral das FGC em colaboração com as Juntas de Freguesia.

A medida, financiada pelo PRR, tem como objetivo criar linhas de descontinuidade na paisagem, de forma a permitir o estabelecimento, em locais estratégicos, de condições favoráveis ao combate a incêndios rurais. O projeto enquadra-se no Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais e no seu Programa Nacional de Ação, competindo ao ICNF a responsabilidade pela execução de rede primária de faixas de gestão de combustíveis.

Os munícipes que possuam terrenos dentro da área delimitada para as FGC e que procurem esclarecimentos adicionais, podem contactar o Município através de e-mail (geral@cm-gondomar.pt) ou telefone (224660500) dirigindo os seus pedidos de esclarecimento para o Gabinete Técnico Florestal.