Inaugurado o Museu Municipal da Filigrana de Gondomar
publicado a 21 de Maio de 2022

O Município de Gondomar inaugurou no passado dia 20 de maio o Museu Municipal da Filigrana de Gondomar, na Casa Branca de Gramido, em Valbom. A cerimónia contou com a presença de Cecilia Krull, Embaixadora da Filigrana de Gondomar, e de Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo do Porto e Norte.

Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, agradeceu a todos os que contribuíram para a abertura do museu, nomeadamente com a doação de material. O autarca destacou a aposta que tem sido feita para preservar a arte e promovê-la turística e economicamente: “A Filigrana é uma arte por excelência do nosso concelho e por isso não temos poupado esforços na sua valorização. Foi dessa forma que pensamos quando criámos a Rota da Filigrana, que recebeu até agora mais de 20 mil visitantes e onde esperamos receber muitos mais, foi assim com o processo de certificação da Filigrana e ultimamente com a preparação da candidatura a património imaterial. Ao colocarmos a Filigrana no mapa, estamos a colocar Gondomar no mapa.” Marco Martins destacou ainda que este é um passo intermédio para um projeto ainda mais ambicioso: o da criação do museu nacional da ourivesaria.

António Braz, Presidente da União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim, destacou que “a União de Freguesias fica a partir de hoje com mais uma oportunidade de crescimento, ao ver no seu território uma infraestrutura tão importante do concelho”.

Luís Pedro Martins, do Turismo do Porto e Norte, destacou o passo que foi dado com a inauguração do museu, afirmando que “este património irá atrair mais turistas a Gondomar e será mais um ativo para o turismo da região Norte.”

A exposição foi valorizada e enriquecida com novos elementos, contando com cerca de 60 peças. O Município de Gondomar restaurou e inventariou todos os materiais cedidos, a que se juntam outras peças entretanto adquiridas, constituindo hoje o espólio municipal patente ao público. Entre as várias curiosidades do Museu Municipal está uma réplica da Torre de Belém, o Vestido em Filigrana assinado por Micaela Oliveira em colaboração com o jovem ourives Arlindo Moura, e o Coração Colaborativo, mais conhecido como o Maior Coração de Filigrana do Mundo.

A entrada será gratuita para todos os residentes no concelho, assim como para as crianças.