Meio milhar de profissionais homenageados no Centro de Vacinação contra a COVID-19
publicado a 16 de Outubro de 2021

O Município de Gondomar homenageou cerca de 500 profissionais envolvidos no Centro de Vacinação Municipal instalado no Multiusos de Gondomar, desde pessoal médico e de enfermagem do Agrupamento de Centros de Saúde de Gondomar a elementos das Forças de Segurança e das corporações de Bombeiros do concelho, bem como, a recursos humanos da autarquia que prestaram o devido apoio logístico ao processo de vacinação.

Estes profissionais, no exercício das suas competências e atribuições, destacaram-se no combate à pandemia por COVID-19 ao empregarem todo o seu empenho e dedicação na implementação, gestão e operacionalização do processo de vacinação no Município de Gondomar.

Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, recordou a reunião, tida por videoconferência, que originou a preparação deste espaço para o Centro de Vacinação Municipal. "Vinha cá muitas vezes e em todas eles vi profissionais dedicados, desde a limpeza aos médicos, os enfermeiros e os bombeiros... Todos foram incansáveis. Todos estavam com um sorriso no rosto. Por isso, quando o Centro de Vacinação encerrar, a última coisa que vamos fazer aqui será uma festa! Vocês foram fundamentais para Gondomar. Vocês também ajudaram a salvar vidas.", afirmou o autarca.

Já Carlos Nunes, admitiu estar orgulhoso por toda a plateia, em funções diferentes, ter assumido como sua a tarefa de vacinar a população. O Presidente da ARS-Norte, recordou a elevada taxa de vacinação contra a COVID-19 no país, apenas possível porque todos os envolvidos se empenharam nessa tarefa, e lembrou que este foi o primeiro Centro de Vacinação em massa do país. "Também serviu como modelo para outros centros de vacinação, em várias reuniões tidas com a Task Force.", acrescentou.

Os números da "operação":

Desde que o Centro de Vacinação Municipal abriu portas, a 5 de fevereiro de 2021, foram vacinados contra a COVID-19 mais de 111 977 utentes inscritos no ACES de Gondomar.

Envolvendo cerca de 500 profissionais, entre os quais 50 recursos humanos da autarquia, a montagem e operacionalização deste Centro de Vacinação revelou ser uma importante demonstração da estreita parceria entre as entidades envolvidas.