Melres celebrou 500 anos de foral
publicado a 16 de Setembro de 2014

Foi em ambiente solene e, ao mesmo tempo, festivo que, ontem à noite, Melres celebrou os 500 anos da carta de foral. A adesão popular foi muito significativa (e as fotos testemunham-no), já que a comemoração ficou marcada pela inauguração de um pelourinho sensivelmente a meio da 1.ª Semana Cultural de Melres e Medas, onde coabitam cultura, desporto, artesanato, gastronomia, música e etnografia.

A jornada arrancou com uma missa solene celebrada pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. João Lavrador, na Igreja de Melres, completamente cheia. Numa longa preleção pontuada com algum humor, D. João Lavrador não se coibiu de falar dos desafios que se colocam para hoje, amanhã e os próximos 500 anos, sublinhando sempre o fundamental exercício da cidadania dentro dos princípios da fé cristã.

Seguiu-se um desfile medieval, no decurso do qual, após a leitura do foral de há 500 anos, foi inaugurado um pelourinho, anexo ao Solar da Bandeirinha, casa nobre recuperada onde está instalada a Junta de Freguesia e foi agora instalado um espaço museológico digno de ser visitado pelos Gondomarenses. José Andrade, Presidente da União de Freguesias de Medas e Melres, orientou as duas cerimónias, a que assistiram, entre outros, as autoridades religiosas e vários membros do Executivo.

A Feira de Artesanato, na Praça da Igreja de Melres, foi muito procurada pelos visitantes que passaram também pelas tasquinhas e quiseram assistir ao concerto “Melres e Medas on Broadway”, interpretado pelos vizinhos da Banda Musical de Rio Mau.