Menção Honrosa nos “Nobel da Educação” para professora de Gondomar
publicado a 7 de Maio de 2019

Inês Rodrigues, professora no Agrupamento de Escolas n.º 1 de Gondomar, venceu a única Menção Honrosa no concurso “Global Teacher Prize” Portugal 2019, prémio que distingue os melhores professores nacionais.

A professora gondomarense, uma das 10 finalistas, foi distinguida pela aplicação da técnica de ensino “Project BasedLearning”, uma técnica moderna de ensino que aposta em vivências práticas. A técnica, aplicada desde a educação infantil à universitária, também pode ser chamada de “Problem Based Learning” (Aprendizagem baseada na resolução de problemas). O modelo, replicável em qualquer escola, foi já implementado em quatro escolas na Guiné-Bissau, desenvolvidas por turmas em escolas diferentes, e por uma escola em Moçambique.

O “Global Teacher Prize”, promovido pela Fundação Varkey, é reconhecido como o “Nobel da Educação” e premeia professores em 120 países. Dirigido a todos os docentes que exerçam a profissão, desde o pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade, o prémio deste ano foi atribuído Rui Correia, professor das Caldas da Rainha, que levou para casa um prémio monetário de 30 mil euros.