Município disponibiliza vacina da gripe à Proteção Civil, Polícia Municipal e funcionários das escolas
publicado a 18 de Janeiro de 2021

O Município de Gondomar estendeu a possibilidade da toma da vacina da gripe, de forma gratuita, aos seus trabalhadores, nomeadamente do Serviço Municipal de Proteção Civil, da Polícia Municipal e aos funcionários das escolas do concelho.

De forma a reforçar as medidas preventivas, no âmbito da segurança e saúde no trabalho, o Município de Gondomar disponibiliza, assim, a vacina da gripe aos trabalhadores dos serviços acima referidos, independentemente de estarem abrangidos pelo plano de vacinação gratuita da Direção-Geral da Saúde (DGS).

As vacinas foram cedidas ao Município pelo ACeS de Gondomar e estão a ser administradas com a colaboração do Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa, entidade que alocou uma carrinha e uma equipa de enfermagem para a concretização da "maratona" de vacinação nas escolas.

Esta medida é especialmente importante para estes trabalhadores que, pela natureza das suas funções, têm um contacto mais próximo, de forma continuada e prolongada, com a comunidade. A administração da vacina visa, portanto, aumentar a proteção dos trabalhadores do Município e, simultaneamente, contribuir para aliviar a pressão nos serviços de saúde - seja na aplicação da vacina, evitando deslocações desnecessárias, ou na perspetiva de diminuição de casos de gripe que venham a necessitar de cuidados médicos.