Museu Mineiro de São Pedro da Cova distinguido nos conteúdos digitais
publicado a 30 de Maio de 2023

O Museu Mineiro de São Pedro da Cova foi distinguido na categoria “Projetos e Conteúdos Digitais”, no âmbito de uma cerimónia de reconhecimento promovida pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

A distinção, que valeu ainda uma Menção Honrosa na categoria “Museografia”, surge depois dos trabalhos de remodelação da exposição permanente, que pretenderam recriar a experiência sensorial e emotiva dos visitantes. O projeto pretendeu potencializar, através da visão e da audição, a imaginação e a reflexão acerca do passado mineiro de São Pedro da Cova. Os trabalhos de reabilitação do equipamento foram promovidos pelo Município de Gondomar em parceria com a União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.

As candidaturas, agora premiadas, basearam-se no trabalho que tem sido realizado de forma a aproximar o Museu Mineiro de públicos mais jovens, que não tiveram o mesmo contacto com o passado histórico do território. Oferecer experiências sensoriais e cognitivas com mais valor, numa conjugação entre espaço físico e ambiente digital, é um dos objetivos do museu.