Museu Municipal da Filigrana de Gondomar recebeu mais de 5 mil visitantes no primeiro ano
publicado a 20 de Maio de 2023

O Museu Municipal da Filigrana de Gondomar, inaugurado há cerca de um ano na Casa Branca de Gramido, recebeu mais de 5 mil visitantes de 18 nacionalidades.

Alemanha, Austrália, Brasil, Bulgária, Colômbia, China, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grécia, Itália, Lituânia, Malta, Países Baixos, Reino Unido, Roménia, Suécia e Turquia são os países dos visitantes estrangeiros que já contactaram com o museu.

Desde 2016 que este solar do século XVIII acolhe uma exposição permanente de filigrana, fruto da doação de utensílios, maquinaria e mobiliário por ourives locais, com vista a divulgar e proteger as memórias desta arte secular.

Desde então, o Município de Gondomar restaurou e inventariou todos os materiais cedidos, constituindo assim, hoje em dia, o espólio municipal. Com a inauguração do Museu, a exposição tem sido valorizada e enriquecida com novos elementos, contando com cerca de 60 peças. Entre as várias curiosidades do Museu Municipal está uma réplica da Torre de Belém, o Vestido em Filigrana assinado por Micaela Oliveira em colaboração com o jovem ourives Arlindo Moura, e o Coração Colaborativo, mais conhecido como o maior coração de Filigrana do mundo.