Ninguém fica para trás: igualdade, liberdade e justiça para todas as pessoas
publicado a 17 de Maio de 2024

Foi sob o mote “ninguém fica para trás: igualdade, liberdade e justiça para todas as pessoas” que a Câmara Municipal de Gondomar assinalou o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, reafirmando seu compromisso com a luta contra todas as formas de discriminação e preconceito.

O movimento LGBTQIA+ tem lutado pelos direitos das pessoas que fazem parte desta comunidade, insistindo na educação, para que a sociedade possa evoluir de forma mais tolerante e respeitadora das escolhas individuais de cada um.

O Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia foi criado em 2004 para alertar todas as pessoas para a violência e a discriminação que as pessoas LGBTQIA+ sofrem todos os dias em todo o mundo. Em Portugal, foi em 2015 que a Assembleia da República aprovou por unanimidade, através da Resolução da Assembleia da República n.º 99/2015, a consagração do dia 17 de maio como o Dia Nacional contra a Homofobia e a Transfobia, celebrando-se em simultâneo com o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia.

Este dia lembra-nos que a luta pela justiça social, pelos Direitos Humanos e, especificamente, pelos direitos das pessoas LGBTQIA+ é contínua, e que cada pessoa e organização têm um papel a desempenhar na criação de um mundo mais inclusivo, mais digno e com mais equidade.

Assim, neste dia 17 de maio, torna-se importante e imperativo garantir que Gondomar é reconhecido como um Município de apoio à inclusão e à diversidade, em que cada pessoa é respeitada e apreciada enquanto ser humano único e irrepetível.

Foi com este objetivo que Gondomar subscreveu a Declaração de Envolvimento do IDAHOBIT 2024, junto da ILGA Portugal, hasteando a bandeira pelo Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia e através de comunicação digital. Gondomar é um território que luta pelos Direitos Humanos e pela Cidadania. 50 anos de Liberdade, de uma Liberdade que tem de ser uma realidade para todas as pessoas.

É este o Gondomar de Hoje que construímos em comunidade para o Gondomar que queremos ter Amanhã!

LGBTQIA+:

L – Lésbica (mulheres que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo género)

G – Gay (homens que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo género)

B – Bissexual (mulheres e homens que sentem atração afetiva/sexual por mais de um género)

T – Transexual/Transgénero (pessoas que se identificam com outro género que não aquele do nascimento. Conceito relacionado a identidade de género e não sexual/afetiva)

Q – Queer (pessoas que transitam entre os géneros feminino e masculino ou em outros géneros quais o binarismo não se aplica)

I – Intersexo (pessoas cujo desenvolvimento sexual corporal não se encaixa na norma binária)

A – Assexual (pessoas que não têm atração sexual e/ou afetiva por outras pessoas)

+ – Envolve todas as diversas possibilidades de orientação sexual e identificação de género que existam

Se procura informação mais detalhada, pode contactar a associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo.