“No Silêncio dos Moinhos”, de Paulo Ferreira, estreia no Auditório Municipal
publicado a 24 de Outubro de 2021

No passado sábado à noite, dia 23, foi oficialmente apresentado o documentário de História Natural "No Silêncio dos Moinhos", acerca dos Moinhos de Jancido, assinado pelo fotógrafo de natureza e realizador gondomarense Paulo Ferreira.

A estreia oficial do documentário, cujo projeto conta com o apoio do Município de Gondomar, teve a presença de Eduardo Rêgo, Miguel Gonçalves e Miguel Berkemeier como convidados.

O projeto "No Silêncio dos Moinhos" teve início aquando da exposição de fotografia com o mesmo nome, no passado mês de julho. Ao longo do percurso pedestre "PR1 GDM - Linha de Midões e os Moinhos de Jancido", já conhecido pelos oito moinhos recuperados, os visitantes encontraram diversos retratos da fauna e flora locais.

Sobre o documentário:

O documentário "No Silêncio dos Moinhos" teve antestreia em agosto passado, precisamente no lugar que inspirou todo o trabalho: os Moinhos de Jancido. O documentário foi totalmente filmado num pequeno trecho do vale do Rio Sousa, nas proximidades dos Moinhos de Jancido e as imagens apresentadas são o culminar de dois anos de registos no terreno.

Com a duração de cerca de 35 minutos, nele são narradas pequenas histórias de vida natural, possíveis de ver por quem ali passa em silêncio. São aves como a Garça-real, o Guarda-rios, a Águia-de-asa-redonda, o Pica-pau-malhado-grande ou o Pisco-de-peito-ruivo, algumas plantas típicas da região e ainda animais como o Morcego, a Salamandra-de-pintas-amarelas, a Salamandra-lusitânica, o Esquilo-vermelho ou os Pirilampos, que protagonizam o trabalho.

A locução ficou a cargo de Eduardo Rêgo e a banda sonora é de Miguel Berkemeier. Os materiais de divulgação do documentário são ilustrações de Marisa Silva.

Sobre o realizador:

Paulo Ferreira, natural e residente em Gondomar, viu já o seu trabalho distinguido com dois prémios designados por "Óscar do cinema independente", dois golfinhos de prata no Festival de Cannes e uma distinção no Los Angeles Independent Film Festival Awards, entre outros.

Quem acompanha o trabalho do realizador não fica indiferente às imagens e às mensagens que este transmite. A promoção de mensagens de sensibilização e consciencialização ambiental e de lugares singulares, são já características do trabalho de Paulo Ferreira. A par destas mensagens, o fotógrafo e realizador homenageia o lado belo das paisagens e lugares não só da sua terra natal, mas também de Portugal e do mundo.

É também o realizador de vídeos como “Parque das Serras do Porto”, “Rota da Filigrana” e “O Charco”, disponíveis nas redes sociais do Município de Gondomar.