Nova central de operações reduz tempo de espera por socorro
publicado a 25 de Março de 2023

A Central Municipal de Operações de Socorro (CMOS) de Gondomar foi hoje inaugurada, num projeto que tem como grande objetivo reduzir o tempo de espera por socorro. A cerimónia contou com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

O Presidente da Câmara Municipal de Gondomar começou por falar num “passo importante e pioneiro para a região e para o país, num projeto que começou em 2016 e que envolveu diversas entidades”. Marco Martins enalteceu também o caráter diferenciador do projeto, uma vez que esta central é a primeira a ter protocolos de atuação com a ANEPC e o INEM.

O autarca reforçou ainda a importância das sinergias na resposta a emergências, avançando números relacionados com 2022 que mostram o impacto deste tipo de ocorrências: “A CMOS permite saber no concelho de Gondomar quais os meios disponíveis e acionar desde logo os recursos necessários. As cinco corporações de bombeiros que temos no Município responderam a mais de 16 mil ocorrências no ano passado, das quais 83% relacionadas com emergência pré-hospitalar, o que mostra bem a importância deste trabalho”.

Já o brigadeiro-general Duarte da Costa, Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, destacou que “esta Central que hoje inauguramos em Gondomar deve orgulhar todos os agentes ligados à Proteção Civil”. Duarte da Costa falou na importância de capacitar as estruturas municipais, dando mais eficiência e eficácia ao socorro e permitindo melhorar os vários níveis da gestão das operações.

Do lado do INEM, o Presidente Luís Meira começou por elogiar o exemplo do Município de Gondomar na capacidade de criar estruturas que tornam a resposta de emergência mais próxima das populações, realçando ainda que “este projeto vai contribuir para fazer o mais importante, que é salvar vidas”.

O Ministro da Administração Interna mencionou que a inauguração da CMOS assinala “um passo muito importante na valorização da segurança protetiva”. José Luís Carneiro destacou que a capacitação ao nível municipal é hoje uma prioridade na visão europeia e mundial das políticas de proteção civil. O governante mencionou ainda a importância que estes projetos têm “numa melhor gestão de meios que, sempre sendo finitos, devem assegurar às populações a melhor resposta possível”.

Contando com um investimento de cerca de meio milhão de euros, a nova estrutura permitirá centralizar num único espaço todas as comunicações dos agentes de Proteção Civil – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Polícia Municipal e Bombeiros Voluntários do Município.

A CMOS fará a gestão inicial das emergências, atuando em rede e permitindo responder de forma global e integrada a todos os fatores ligados a uma emergência. Esta integração permite perceber mais eficazmente como é que devem ser despachados os meios de socorro, poupando-se minutos que podem ser decisivos neste tipo de respostas.