Mais do que recuperar sorrisos, a Operação “Mais Saúde – Envelhecimento Ativo” ajudou a devolver conforto, autoestima e qualidade de vida a centenas de gondomarenses.
Promovida pelo Município de Gondomar, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), esta iniciativa apoiou 345 munícipes através de consultas e tratamentos de saúde oral, com especial incidência na colocação de próteses dentárias e na promoção de um envelhecimento ativo e saudável. Como resultado, verificaram-se melhorias significativas na qualidade de vida dos beneficiários, refletidas no aumento da autoestima, do bem-estar, da capacidade de mastigação e no reforço do acesso a cuidados de saúde oral.
No total, a operação, que teve como objetivo reforçar o acesso a cuidados de saúde oral, promovendo simultaneamente a prevenção, o diagnóstico de patologias dentárias e a literacia em saúde oral, mobilizou 1.199 pessoas através das diferentes ações de divulgação e sensibilização desenvolvidas no concelho. Foram formalizadas 380 candidaturas, tendo sido encaminhados para consultas especializadas 345 beneficiários.
Os tratamentos realizados incluíram consultas de medicina dentária para intervenção preventiva, consultas assistenciais e consultas destinadas à colocação de próteses dentárias. O número de consultas variou de acordo com as necessidades clínicas de cada beneficiário, nunca sendo inferior a três consultas por utente. Embora a operação tenha terminado formalmente a 31 de maio de 2026, os beneficiários continuam a ser acompanhados até à conclusão dos tratamentos e durante um período de 12 meses após a colocação das próteses dentárias.
A faixa etária mais representativa entre os beneficiários foi a população com mais de 65 anos. A operação contemplou diferentes níveis de comparticipação, consoante a situação dos agregados familiares.
Ao longo da operação foram também promovidas 15 ações de sensibilização em saúde oral em várias freguesias do concelho, abrangendo mais de 400 participantes. Estas sessões procuraram reforçar conhecimentos sobre higiene oral, prevenção de doenças e adoção de hábitos saudáveis.
A Operação “Mais Saúde – Envelhecimento Ativo” integra o Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas da Operação Integrada AMP Centro-Oriental, sendo financiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.