Parque Urbano de Gondomar aberto à população
publicado a 3 de Outubro de 2022

Decorreu hoje, dia 3 de outubro, a abertura do Parque Urbano de Gondomar. A inauguração, que coincidiu com o dia de feriado municipal do concelho, contou com a presença de milhares de cidadãos que quiseram assistir a um momento simbólico e marcante, passando agora a cidade sede do concelho a contar com um novo espaço verde.

Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal, assinalou este momento começando por realçar o estado do espaço antes de ser convertido no Parque Urbano: “Quando chegamos ao executivo, este era um espaço abandonado, pouco digno de ser a entrada para a cidade de Gondomar.

Realçando a coragem necessária para tomar a decisão de se construir uma zona verde, o autarca prosseguiu: “Quem vem para a política tem de tomar decisões, e nós tomamos aquela que melhor servia os gondomarenses. Foi com muito trabalho e persistência, mas no fim fizemos o que achamos correto, que era devolver este espaço à população, um espaço de que todos podemos a partir de hoje usufruir. Marco Martins terminou, pedindo aos cidadãos que preservem a estrutura que agora está à disposição de todos.

Do seu lado, António Braz, Presidente da União de Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim, agradeceu ao executivo municipal por entregar “um Parque Urbano que, além de trazer mais e melhor qualidade de vida à população, engrandece o território e dá uma vida à entrada da cidade, mais harmoniosa e ao dispor de todos”.

A abertura do Parque Urbano de Gondomar teve ainda uma visita pelos mais de 20 mil metros quadrados de espaço, que conta com um anfiteatro para realização de eventos, mas também um parque infantil, um dog park, um restaurante, um snack-bar e equipamentos dedicados à atividade desportiva, possuindo ainda dois lagos comunicantes entre si. Foram também plantadas cerca de 800 árvores.

Rui Massena, conhecido maestro português com carreira internacional, foi convidado para o concerto inaugural do Parque Urbano de Gondomar. O músico foi, assim, o primeiro a atuar num espaço que se espera, a partir de agora, poder contar com uma programação cultural vasta e diversificada.

A empreitada de construção do Parque Urbano de Gondomar arrancou em abril de 2021. O projeto, cujo financiamento foi assegurado em grande parte pelo orçamento da autarquia, rondou os 2,8 milhões de euros. No total, foram investidos mais de 5 milhões de euros na criação de um espaço verde em pleno centro do concelho, nomeadamente pela necessidade de expropriação de terrenos por utilidade pública.

A Rede Concelhia de Parques Urbanos fica, assim, mais completa. O Parque Urbano de Gondomar junta-se aos de Rio Tinto, Fânzeres/S.Cosme e da Ribeira da Archeira, que já estão ao serviço das populações. Em obra encontram-se os Parques Urbanos de Medas, Ramalde e S. Pedro da Cova. Já o de Baguim do Monte está, neste momento, em fase de projeto.