Prevenção de incêndios em projeto académico
publicado a 13 de Agosto de 2019

Entrou para os bombeiros com apenas 11 anos. Natural de Valbom, encontrou na Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Valbom uma família, fazendo toda a formação desde os infantes e cadetes, até ao estágio e posterior integração como bombeiro de 3ª classe. Hoje, Daniel Viana tem 20 anos e associa a sua atividade de bombeiro voluntário à de estudante da licenciatura em Gestão de Marketing, no Instituto Universitário da Maia

No âmbito dos seus estudos e fruto da sua vivência como soldado da Paz, decidiu desenvolver um projeto académico de sensibilização para a prevenção de incêndios rurais, a que chamou “Gondomar sem fogos depende de nós”.

Segundo o jovem gondomarense, “inicialmente ia propor a campanha ao comando dos bombeiros de Valbom, mas pensei um pouco fora da ‘caixa’ e decidi oferecer a ideia ao Município de Gondomar, podendo assim ajudar todos os cidadãos do concelho”.

O projeto académico contemplaria uma estratégia de design gráfico e de comunicação, utilizando canais digitais e físicos. Para passar melhor a mensagem, Daniel Viana propõe ainda a colocação de outdoors em pontos estratégicos do concelho, um vídeo de sensibilização e utilização de viaturas municipais e dos corpos de bombeiros do concelho de Gondomar.